DIFERENÇAS ENTRE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA

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  • 11/04/2022

Você sabe quais são as diferenças entre Marketing Publicidade e Propaganda?

Antes de tudo, faço essa pergunta, pois encontro muitas pessoas que estão cursando sobre o tema e ainda não sabem as diferenças entre marketing publicidade e propaganda.

Muitas empresas que vendem os serviços de comunicação on e off, não sabem, ou não conseguem explicar corretamente aos seus clientes e acabam seguindo uma tendência de mercado, muitas vezes estrangeiras, para “impressionar” os seus clientes com frases de efeito, muitas delas em inglês.

 

Entendendo as diferenças entre marketing, publicidade e propaganda

Então, atendendo a pedidos, resolvi escrever sobre a diferença entre marketing, publicidade e propaganda.
Sendo assim, nesse texto iremos abordar também as muitas nomenclaturas e ramificações criadas no marketing, como:

  • Marketing ofativo;
  • Inbound marketing;
  • E o famoso e popular "marketing digital".

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Atualmente muitas agências se auto qualificam como agência de marketing, mas elas fazem marketing realmente? O marketing raiz? A resposta é não!

Por vezes, a maioria das agências criam peças publicitárias, com bastante qualidade de imagem e ideias de criações excelentes, mas isso definitivamente não é marketing!

Entretanto, na minha humilde opinião, algumas agências que se intitulam agências de marketing digital, são na verdade desenvolvedoras de peças criativas para redes sociais.

Atualmente vejo algumas agências por aí vendendo pacotes de posts, do tipo, comprem aqui 10 posts para a sua rede social por apenas R$ 500,00.

Daí vem algumas perguntas:

  • Todos os clientes necessitam de ações em redes sociais?
  • Eles precisam realmente de posts? Se sim, com qual conteúdo?
  • Qual a comunicação eles devem utilizar para falar com o seu cliente?
  • Deve ser impulsionado, ou não?

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Percebam que são muitas perguntas sem respostas e precisamos fazer a famosa pesquisa de mercado. Precisamos analisar o perfil do cliente do nosso cliente para descobrir como gerar emoção e a intenção de compra.

Definitivamente, outas questões precisam ser respondidas aqui:

- Como podemos vender posts sem saber a necessidade do cliente, sem saber o que o cliente efetivamente procura e necessita?

- Qual estudo foi feito e qual o preço praticado no mercado?

- Como a concorrência está se comportando?

Assim, percebam que para criarmos uma simples peça, um folder, temos que pesquisar o mercado para sabermos como atrair a atenção do leitor e possível cliente.

E isso vale para todos os produtos, serviços e até mesmo para a venda de uma imagem.

Quem cria um site, uma peça publicitaria, ou qualquer outra criação, sem ter seguido pelo menos a regra básica dos 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção), não pode “enganar” o cliente e dizer que está fazendo marketing.

Os 4P do Marketing

A função do marketing é desenvolver estratégias baseadas em estudo de mercado, análise de público alvo, pesquisa de produtos e concorrência.

Entretanto, muitas nomenclaturas foram criadas ao longo dos anos e algumas se tornaram inclusive profissões, como é o caso do “profissional em marketing digital”.

A própria publicidade e propaganda, se formos estudar a origem no latim, querem dizer a mesma coisa.

Mas vamos tentar seguir de forma simplificada, para que os empresários, estudantes e outros interessados no assunto, entendam a diferença entre marketing publicidade e propaganda.

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COMPREENDENDO O MARKETING

Uma definição a respeito do Marketing é que ele é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor.

Mas a princípio, o profissional de marketing tem a função de estudar e desenvolver a campanha, baseado minimamente nos 4Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção).

Uma campanha, por menor que seja, exige estudo e pesquisa. Aliás, a criação de uma peça publicitária, um post para as redes sociais, exige estudo, pois ela está sendo criada para comunicar-se com alguém, atrair interesse e desejo.

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COMPREENDENDO A PUBLICIDADE

O publicitário tem a função de criar a campanha, ou seja, as peças publicitárias, baseado na estratégia criada pelo marketing, logo, o publicitário é a pessoa que cria as peças, que faz a arte, baseado no estudo.

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COMPREENDENDO A PROPAGANDA

E o profissional de propaganda, tem a função de propagar de acordo com a estratégia criada pelo marketing e desenvolvida pela publicidade. Muitas vezes essa ação é feita pelo próprio publicitário.

Ou seja, se estudarmos a fundo, vamos perceber que a propaganda nasceu da necessidade de dividir funções e não tem natureza profissional.

 

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Por fim, atentem-se a quem vocês entregam a sua necessidade de divulgar a sua empresa.

Verifique se a agência ou profissional está apto para criar uma campanha de marketing e não compre pacotes de posts ou sites, pois se fizer isso, poderá estar jogando o seu dinheiro no lixo.

Toda campanha de divulgação inicia de estudos, e nós da Agência KMC fazemos isso com excelência.

Para saber mais, entre em contato conosco.

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Desse modo espero ter ajudado... Abraço e até mais

Kleber Santana

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