TRÁFEGO PAGO (GOOGLE E REDES SOCIAIS ADS)

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  • 03/08/2022

Você certamente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns anúncios e links em destaque no resultado, certo? E assistindo a um vídeo no YouTube, já recebeu outro vídeo com um anúncio e propaganda? Provavelmente também já acessou um blog ou estava navegando pelas suas redes sociais e encontrou um banner de anúncio em algum local da página, não é mesmo? Então você já viu em ação o tráfego pago nessas redes.

Quando se fala em tráfego pago, uma das redes mais usadas é o Google ADS (antigo Google Adworlds), que é a plataforma de anúncios do Google. Ele foi criado em 2000 e hoje lidera o mercado de mídia online. O Google ADS em 2019 atingiu a marca de U$ 134 bilhões de dólares em sua receita publicitária, em segundo lugar aparece a plataforma de anúncios do Facebook, com U$ 69 bilhões.

Um dos motivos da notoriedade Google ADS, é que por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de pagar ao Google para se destacarem na internet. Porém com um imenso diferencial: não é só pagar para aparecer mais, é investir para aparecer na hora certa e para o público certo. É possível definir um público super segmentado, uma audiência qualificada ligada especificamente ao seu nicho de mercado e negócio.

Veja como exemplo, o que vale mais para um e-commerce de produtos de petshop: ter sua campanha exibida para 10 mil pessoas, independentemente de sua escolha ou procura, ou exibida para 500 pessoas que são declaradamente apaixonadas por seus bichinhos de estimação? Essa é a meta do Google ADS.

Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar exatamente onde seus anúncios serão exibidos. Nessa ferramenta é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e até mesmo na Play Store. E todos podem ser criados e gerenciados de um único lugar, via Google ADS.

 

RESUMIMOS ABAIXO ALGUNS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE ANÚNCIOS E SUAS REDES

 

ANÚNCIOS NO YOUTUBE ADS

Um bom e bastante usado é o anúncio no YouTube ADS, que é uma ferramenta de mídia paga e que faz parte do Google ADS. Para montar uma campanha nele, basta criar uma conta no Google e um canal no YouTube e depois se cadastrar no Google ADS.

O conteúdo audiovisual é, sem dúvidas, o queridinho do momento. Muitas pessoas passas várias horas por semana nessa plataforma, assistindo tudo que é conteúdo de vídeo, por isso, muitos anúncios são criados nesse formato, principalmente o vídeo, que está em alta.

Anúncios no YouTube são uma ótima oportunidade para alcançar seu público-alvo. Inserindo anúncios nos vídeos semelhantes aos quais o usuário assiste, você alcança pessoas que têm o potencial de se tornar seu cliente. Tudo isso contando com diversos recursos como controle de gastos, mapeamento de público-alvo e controle total dos resultados, através do acompanhamento das métricas.

O YouTube ADS faz parte do Google ADS, então é por lá que se faz, por exemplo, o planejamento das campanhas, a configuração de público, o ajuste de orçamento etc.

A HubSpot publicou alguns dados muito interessantes na pesquisa State of Marketing Report de 2020, entre eles está que a duração média dos vídeos em alta foi quase 10 vezes maior que em 2010, e o tempo gasto em conteúdos do tipo “qual produto comprar” dobrou entre 2017 e 2018.

A pesquisa mostrou também que o YouTube conta com 2 bilhões de usuários mensais, os quais consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo a cada dia, o que significa bilhões de visualizações.

Ao analisar esses dados, será que sobra alguma dúvida de que vale a pena anunciar também no YouTube?

 

ANÚNCIOS EM REDE DE DISPLAY

Esse estilo de campanha é apresentada em websites, páginas de notícias e blogs, conhecida como a Rede de Display do Google, formato que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Em números absolutos, os anúncios gráficos do Google são exibidos em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos, segundo dados do desenvolvedor.

Este tipo de anúncio dá opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas de localização e marketing. Nele você consegue incentivar os clientes a notar sua marca, considerar suas ofertas e realizar alguma ação específica para um determinado produto.

 

ANÚNCIOS EM REDE DE PESQUISA

Esses anúncios são apresentados e exibidos a partir de determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com uma pequena legenda de “Anúncio” alertando ser um link patrocinado.

É especialmente útil para alcançar pessoas que buscam produtos, serviços ou soluções específicas e o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o website.

 

ANÚNCIOS NO FACEBOOK ADS

O Facebook ADS é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Essa plataforma abrange também o Instagram e por meio dessa plataforma, é possível alcançar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades, e assim direcionar seus anúncios para as pessoas certas, gerando maior número de conversões.

Com ele também é possível fazer testes com o mesmo anúncio e mensurar os resultados, podendo replicar somente os melhores, e como se trata de uma plataforma multifuncional, você não precisa se prender a um único tipo de anúncio, os textos por exemplo. Pode e deve ser explorado com bastante imagens e vídeos. Fascinante não?

 

ANÚNCIOS NO LINKEDIN ADS

O uso da publicidade paga é muito comum em certas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Uma plataforma, porém, não pode ser deixada de lado: o Linkedln ADS. Sim, a rede social voltada para o ambiente profissional pode ser um diferencial.

O LinkedIn, nem sempre é explorado pelas empresas, o que pode ser um grande erro. Afinal, para quem procura por novas oportunidades de negócio, nada melhor do que fortalecer a sua presença em um canal repleto de tomadores de decisão.

Em suma, a partir de diferentes formatos de anúncios, segmentações, modelos e formas de pagamento, você pode tornar as suas campanhas mais diretas e precisas. Ou seja, além de se comunicar com a sua audiência por meio do tráfego orgânico, também é importante investir alguns recursos nesse formato de comunicação fascinantemente rentável.

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